quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os caminhos do CCAA

Algumas pessoas só conseguem pensar a universidade de forma burocrática. Para elas, tudo se resume a atas, resoluções, normas, etc. Professores, alunos e técnicos simplesmente não existem. Existem apenas códigos, matrículas e contracheques. 

Por estarem presas ao vai e vem dos papéis, à rotina administrativa, essas pessoas são incapazes de compreender a universidade em sentido amplo. Acreditam que todas as demandas podem ser resolvidas por canetadas. Que todos os problemas podem ser solucionados a partir de um modelo superficial de gestão.

Outras pessoas vêem a universidade apenas pela ótica do seu grupo. Não entendem ou não querem compreender a realidade em suas múltiplas faces. Pensam ingenuamente que podem criar um pólo universitário de primeiro mundo apenas com palavras. Por isso costumam apresentar idéias sem nenhuma aplicabilidade prática.

Finalmente há pessoas com pensamento diferente: nem burocratas, nem corporativistas. Gente com um pé na realidade e outro no desejo de transformar. Pessoas com experiência administrativa e com vivência acadêmica. Gente que sabe que - além de um poste, um ar-condicionado ou um laboratório - existe algo muito mais importante:  o ser humano.

Para essas pessoas, uma universidade realmente prospera e se transforma quando todos - alunos, professores e técnicos - se sentem integrados; quando os obstáculos são resolvidos pela via do diálogo e da compreensão; quando as ações em infraeestrutura vêm junto com o ensino, a pesquisa e a extensão. 

Quem pensa assim, pensa a universidade como um todo. Como um espaço pluralista de produção e difusão do conhecimento, e não como um feudo de grupos acadêmicos fechados. Felizmente temos gente assim no Campus de Chapadinha. Gente como o professor Jocélio Araújo, que, dentre as opções existentes,  sem dúvida alguma representa o melhor caminho para o CCAA.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Confirmado: circulação de ônibus coletivo no Campus Chapadinha

Essa é mais uma conquista que vai beneficiar todo o município
extraído do blog do Wiliam fernandes

A Universidade Federal do Maranhão alcança mais uma conquista, a implantação de uma linha de ônibus que vai circular pelo município de Chapadinha, beneficiando todos os estudantes do Campus de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA). 
Esse marco é fruto de reuniões entre o Reitor Natalino Salgado e a Prefeita do Município, Danúbia Carneiro, que sempre esteve à disposição para receber a Universidade e apoiá-la no que fosse necessário para o desenvolvimento da região.

O trabalho desenvolvido pelo Diretor do CCAA, professor Jocélio Araújo, e pela Assistente Social da UFMA, Ezenilde Rocha, que, junto com a Reitoria e a Prefeitura de Chapadinha, se dedicaram desde 2007 para esta realização, contribuiu ainda mais para que fosse concluída essa etapa que vai favorecer os acadêmicos da UFMA e todo o município.
Danúbia e Salgado, em reunião em maio de 2011

Segundo o diretor do campus, Jocélio Araújo o ônibus irá circular também dentro da Universidade para transporte dos acadêmicos de Agronomia, Biologia e Zootecnia. O itinerário do transporte coletivo urbano do município foi divulgado por meio de um ofício publicado pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, CCAA – UFMA. Segundo o documento, o serviço terá início nessa segunda-feira, 12.

O valor da passagem para o serviço será de R$ 2,00.

Segundo informações contidas no ofício, a empresa que prestará o serviço terá o seguinte itinerário:

SAÍDA - Conjunto José de Sousa Almeida (Minha Casa, Minha vida), passando pela Avenida Agostinho Ribeiro, Avenida José Sarney, Rua Ananias Albuquerque, Rua Cunha Machado, Travessa João Lopes, Avenida Senador Vitorino Freire, Travessa Coelho Neto, Avenida Ataliba Almeida, com destino final ao Campus do CCAA – UFMA.

RETORNO – O ônibus coletivo sairá do Campus do CCAA – UFMA, seguindo pela Avenida Presidente Vargas, Travessa 15 de Novembro, Rua Cunha Machado, Rua Benjamin Ferreira, Rua Gonçalves Dias, Avenida José Sarney, Avenida Agostinho Ribeiro, encerrando o percurso no Conjunto José de Sousa Almeida (Minha casa, Minha vida).

Além desse ganho, hoje o Campus de Chapadinha dispõe de oito obras que estão sendo realizadas simultaneamente para conforto e comodidade dos estudantes de Chapadinha. O novo prédio também dispõe de uma ampla estrutura, com laboratórios equipados, salas amplas e um auditório com capacidade para 200 lugares onde já realizou, em dois semestres consecutivos, duas colações de grau reunindo mais de 50 formandos.

A atuação da Universidade, bem como o trabalho da Prefeitura do Município e da administração do Campus de Chapadinha, garantem o desenvolvimento que hoje a cidade ultrapassa.

Edição: Keyle Monteiro
Revisão de texto: Késia Andrade
Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Sansão Hortegal
Notícia alterada em: 12/09/2011 17h07

ELEIÇÃO PARA DIRETOR DO CAMPUS DE CHAPADINHA


Prédio novo do Campus de Chapadinha
 Servidores e discentes do CCAA/UFMA – Campus IV – Chapadinha/MA,


Nesta eleição para DIREÇÃO do CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS/UFMA, o BOM SENSO é qualidade para chegarmos aos fins. Afirmamos que mais do que bom senso, é necessário um excelente, um ótimo senso. Não queremos somente um fim para o CCAA.  

 Queremos horizontes largos, amplos, equalizados pelo senso de direção e gestão dignos. Queremos DIREÇÃO de CENTRO com sensibilidade e humanidade que trata os profissionais em sua plenitude, sem "pechas" ou estigmatizações, rebaixamentos, minorações, desdém, insultos, calúnias, retaliações, e que os retira das suas trincheiras pessoais ou de classes, levando-lhes a pensar e a agir fora e além das manipulações de interesses particulares em prol do desenvolvimento de uma Instituição destinada ao Ensino, Pesquisa e Extensão.

Candidaturas pequenas se atêm a fatos insignificantes e às trocas de farpas, traduzindo claramente falta de conteúdo, incapacidade de reflexão e de diálogo, imaturidade, intolerância e falta de expectativas consonantes com as realidades governamentais e públicas.  Candidato  com capacidades e oportunidade de trabalho conta a história nos ACONTECIMENTOS RELEVANTES que são notórios, concretos, palpáveis e falam por si. E muito mais: FAZ A HISTÓRIA pautado na realidade ao seu redor, com ATITUDE, OUSADIA, PONDERAÇÃO, PERSEVERANÇA, visando o bem estar da COLETIVIDADE UNIVERSITÁRIA. 

 Vamos analisar SIM a história dos candidatos, muito além da curta história das suas candidaturas.  Gestão de qualidade excelente supera o olhar comum quando otimiza e consolida resultados, gerando expectativas alicerçadas nas motivações humanas, lançando olhares sobre ideais sadios, encorajadores e desafiadores, levando em conta o cumprimento da lei. Cabe a cada um de nós que faz parte deste Centro de Ciências Agrárias e Ambientais a capacidade de reflexão e de discernimento sobre o SIGNIFICADO DO AMANHÃ

O BRILHANTISMO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS DEPENDE DE VOCÊ.
O CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS REQUER seu VOTO.

 PARA DIRETOR DO CCAA,
                                    VOTE JOCÉLIO ARAÚJO!

O PROGRESSO NÃO PODE PARAR!
Esta Candidatura conta com o APOIO dos
Técnicos Administrativos / CCAA.    E o seu também!

sábado, 10 de setembro de 2011

O progresso não pode parar

Fotos: prédio administrativo antigo, antiga estrada de acesso ao Campus, Unidade de Estudos Biológicos, sistema de matrícula manual e on-line, ginásio de esportes, pavimentação.
Fotos: área de acesso ao prédio antigo, laboratório de máquinas, prédio central

Pátio do prédio novo
Pátio do prédio novo
Sala de computação da Biblioteca 
As eleições para diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) estão se aproximando. É chegado o momento de refletir para escolher bem aquele que vai dirigir o nosso Centro. Para isso, é preciso comparar as propostas de cada candidato, analisar sua trajetória, verificar sua experiência administrativa. Além disso, é necessário ver qual a contribuição que cada um deu para o desenvolvimento e para a melhoria do Campus de Chapadinha.

É aí que surge a figura do professor Jocélio Araújo, de longe o melhor candidato. Paraibano da cidade de Mari, a 60Km de João Pessoa, Jocélio Araújo é doutor em Zootecnia pela faculdade Lavras-MG. Chegou a Chapadinha em março de 2007 e logo foi eleito diretor do CCAA. Na época, obteve a maioria dos votos de alunos e técnicos administrativos. Entre os professores, tamém obteve excelente votação, ficando apenas 01 voto atrás do segundo concorrente. Antes de vir para o Campus de Chapadinha, Jocélio foi coordenador de curso e diretor de órgão suplementar na Universidade do Estado do Paraná. Tem, portanto, qualificação técnica e experiência administrativa. 

Desde que assumiu a direção do CCAA, em 2007, Jocélio Araújo vem promovendo uma verdadeira revolução administrativa na universidade, o que resultou em uma série de mudanças tanto na infraestrutura do Centro, como na qualificação dos docentes e nas políticas de assistência estudantil. Graças ao professor Jocélio Araújo, o Campus de Chapadinha saiu de um estágio embrionário para se tornar uma universidade de referência na região do Baixo Parnaíba e no Maranhão. O objetivo agora, segundo ele, é “fazer o Campus crescer ainda mais e se tornar referência nacional”.  

Escolher Jocélio Araújo para diretor do CCAA significa, portanto, escolher não apenas uma pessoa, mas um moderno projeto de gestão para o Campus de Chapadinha. Um projeto de futuro dirigido por quem tem um pé na realidade e outro no desejo de transformar. Mais que isso, um projeto que valorize a participação de todos aqueles que fazem parte da comunidade acadêmica: professores, alunos, técnicos e funcionários. É esse o sentido e a característica principal da candidatura de Jocélio Araújo.

Dentre as alternativas apresentadas, o professor Jocélio Araújo representa o melhor caminho para o CCAA. Isso significa que com Jocélio teremos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), mais bolsas, revista científica, mais políticas de assistência, criação de modalidades esportivas, transporte universitário e alimentação estudantil. Esse é o caminho de quem pensa a universidade como um todo e não de forma setorizada, isolada. É o caminho de quem sabe que o progresso não pode parar.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Porque Jocélio Araújo é o melhor candidato!


Quando se fala que o professor Jocélio Araújo é o melhor candidato à direção do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) não é à toa. Jocélio tem competência técnica, experiência administrativa e tem história. Sua contribuição para o desenvolvimento do Campus de Chapadinha é reconhecida por todos. Um momento muito importante de sua trajetória como diretor do CCAA aconteceu em dezembro de 2010, quando ele e o Reitor Natalino Salgado, representando a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), receberam das mãos do Presidente Lula e do ministro da Educação Fernando Haddad, a placa de inauguração do Campus de Chapadinha. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto e significou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor Jocélio Araújo, um dos grandes responsáveis pela inserção do CCAA no ritmo do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Veja, a seguir, algumas conquistas e realizações do professor Jocélio Araújo. 

PRINCIPAIS CONQUISTAS DE JOCÉLIO ARAÚJO COMO DIRETOR DO CCAA

ANTES
DEPOIS
Início da atividade da UFMA em escola municipal
O maior prédio publico da mesorregião do leste maranhense
Apenas quatro salas de aulas
Mais de vinte e cinco salas de aulas
Laboratórios: galpão alugado com equipamentos empilhados
Diversos laboratórios especializados
Trinta e dois docentes
Mais de cinqüenta docentes
Alunos: baixo ingresso e semestre sem turmas, nos três cursos
Turmas completas
Apenas trinta bolsas de assistência estudantil
Mais de cem bolsas estudantis, incluindo, PIBIC, PROEX, Assistência Estudantil, Mobilidade Acadêmica, entre outras
Área do Campus contava com apenas um prédio
São mais de vinte obras: entre prédios, ginásio, laboratórios, restaurante, pavimentação... (uns concluídos e outros em fase de conclusão)
Apenas dois computadores. Só um com acesso a internet via rádio
Mais de cinqüenta computadores com acesso a internet banda larga, e em breve wireless
Biblioteca com funcionamento em uma sala improvisada
Biblioteca totalmente climatizada com computadores com acesso a banda larga, com aumento do acervo bibliográfico
Apenas um data show (projetor multimídia)
Mais de vinte. Estão em licitação mais trinta e cinco projetores de multimídia
Energia de baixíssima qualidade
Uma subestação de energia
Risco e colapso de abastecimento d’água
Construção de uma rede de abastecimento de água e posso artesiano
Vinte e três anos de abandono. A área da Universidade estava invadida
Ação que culminou na abertura do processo junto à quinta vara de Justiça Federal de manutenção/reintegração de posse (aguardando sentença judicial)
Área do campus comprometida com a invasão, inviabilizando pesquisas
Aquisição de uma fazenda experimental de 410 ha (quatrocentos e dez hectares), praticamente três vezes maior que a área da Universidade



Pavimentação do Campus de Chapadinha está quase concluída

Pista da via principal de entrada do CCAA sendo asfaltada

Pavimentação e drenagem das vias de acesso
A pavimentação e a urbanização do Campus estão quase concluídas. As máquinas e os o operários continuam trabalhando no asfaltamento das ruas e na drenagem das vias de acesso. Também estão sendo construídos o ginásio de esporte, o restaurante universitário e as novas guaritas, para garantir mais segurança. Para o diretor Jocélio Araújo, essas obras irão modernizar ainda mais o campus e beneficiar toda a comunidade acadêmica. 

Campus de Chapadinha será 100% climatizado

                                      A maioria das salas do prédio novo já tem ar-condicionado

                                                 Biblioteca também foi toda climatizada

Quem garante é o professor Jocélio Araújo. Segundo ele, a climatização do Campus de chapadinha é mais uma reivindicação de alunos, técnicos e professores que será plenamente atendida. Segundo o diretor do CCAA, mais de 60 aparelhos de ar-condicionado já foram instalados e a previsão é que sejam instalados mais 88. “Nosso objetivo é climatizar totalmente as salas de aula, dando maior conforto aos estudantes e melhores condições de trabalho aos técnicos e professores”, disse. De acordo com Jocélio Araújo, esse trabalho só foi possível porque foi construída uma subestação de energia no Campus, o que possibilitou a climatização do prédio principal, incluindo sala de professores, biblioteca e auditório. 

Estudantes do CCAA terão transporte coletivo em breve


O transporte coletivo que irá beneficiar os alunos do CCAA e toda a comunidade do município de Chapadinha ficou definido. A informação é da assistente social do CCAA, Ezenilde Rocha Mendes. Segundo ela, a previsão é de que o ônibus comece a circular a partir do dia 12 de setembro. A empresa que irá explorar o transporte será a do empresário Jackson, da malharia “Olho Vivo”. O serviço de transporte coletivo é de responsabilidade do poder público municipal, não da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apesar disso, a direção se sensibilizou com esse problema, que afeta a da maioria dos estudantes e também parte dos servidores. “Em diversas vezes tivemos audiência com a prefeita e enviamos documentos solicitando providências. Não só a direção do CCAA, mas a própria reitoria’, afirmou o diretor Jocélio Araújo. O resultado dessa luta - que envolveu inclusive o serviço de assistência social do Campus de Chapadinha – foi a abertura de um edital para concessão pública de transporte urbano coletivo. Em breve todos poderão usufruir de transporte coletivo.

Professores, alunos e técnicos administrativos do CCAA manifestam apoio ao professor Jocélio Araújo


Professores, alunos e técnicos administrativos do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) realizaram uma manifestação na entrada do prédio novo, na quarta-feira (31) da semana passada, para demonstrar o apoio à candidatura do professor Jocélio Araújo.  direção do Campus de Chapadinha. Participaram da manifestação os técnicos Paulo Sérgio Alves Cardoso, Elzimar José de Carvalho Neto, Carlos Eduardo Cantanhede Silva, Iole Costa Pinheiro e Ezenilde Rocha Mendes; os professores André Luis Gomes da Silva, Carliane Diniz e Silva, Edison Fernandes da Silva e Paulo Sergio Silva Bezerra. Também marcou presença o representante do DCE Elton José Reis Pereira e o aluno Carlos Alberto Lira Júnior

De acordo com o técnico em assuntos educacionais Paulo Sérgio Cardoso, a candidatura de Jocélio representa a continuidade do desenvolvimento do Campus de Chapadinha. “Todos os técnicos estão apoiando o professor Jocélio, pois ele trabalha com seriedade e respeito aos servidores e a toda a comunidade acadêmica”. O evento foi encarado pela comunidade acadêmica como uma demonstração de força do grupo que apóia o atual diretor do Campus de Chapadinha. Na opinião de alguns professores e alunos, a manifestação representa também uma prova inconteste da grande popularidade do professor Jocélio Araújo.